Dicas de Jardinagem - Protocolo de rega e nutrição de plantas em vasos

Olá, aqui é a Marli Botanico passando para dar dicas importantes sobre regas e adubação de plantas em vasos.

No meio ambiente as plantas que vivem  com excelente disponibilidade de água são denominadas de mesófilas- gostam de água e não sobrevivem com pouca quantidade de água. 

As plantas deste grupo são as mais cultivadas, pois possuem características que lhes permitem se adaptarem a diversas  condições ambientais. Estas plantas tem como características morfológicas, folhas grandes, finas e verdes. 

Introduzimos um conceito importante relacionado ao ambiente e ao uso da água, demonstrando que o manejo destas plantas precisa respeitar o ciclo de água em suas estruturas. Os outros ciclos também dever ser respeitados para que você tenha sucesso com as plantas, são eles, ciclo de luz e nutrição. 

Regras básicas de manejo para  plantas em vasos

Os cuidados com as plantas  precisam manter uma programação semanal, sendo este o intervalo bom para mantê-las bonitas e

saudáveis. Este protocolo também serve para aplicação de adubos em plantas em vasos. 

Este é um protocolo desenvolvido por mim para cuidar de plantas em vasos e está comprovado na qualidade de vida das plantas. 

Na prática é muito simples!

  • Plantas que vivem em vasos assimilam os nutrientes químicos ou orgânicos e assim  precisam ser repostos constantemente.
  • Rega - uma vez  por semana, em abundância, deixar a  água escorrer pelo dreno do vaso. Esse procedimento de 01 vez por semana, só é valido quando a quantidade de água for abundante  e escorrer pelo dreno. ( regas picadas durante uma ou dois vezes por semana, pode não prover a quantidade boa para planta) . O certo para regas em vasos é sempre ocorrer a denagem  em abudância.  Escolha um dia da semana e mantenha a rega constante no dia da semana. 
  • Nutrientes – a cada quinze dias realizar adubação orgânica (bokashi), seguindo as indicações da empresa que produz o adubo, relativo ao tamanho do vaso e quantidade. 
  • Pragas e doenças – usar de óleo de neem  a cada quinze dias (preparado no dia da aplicação). Escolha um dia da semana e mantenha os cuidados.
  • Limpar folhas para desobstruir as células de trocas gasosas (estômatos) ( com um pano delicado )
  • Em dias quentes  borrifar água  (importante que seja no período da manhã, e não em locais ensolarados, para não queimar as folhas) se estiverem próximas as janelas, fechar as cortinas ou esperar horário sem o sol direto. (nunca borrifar a noite, propicia a formação de doenças fúngicas).

Qual é a relação da adubacão com as pragas e doenças em geral?

  • Manter plantas adubadas de forma constante assegura que tenham disponibilidade de nutrientes para se protegerem contra pragas e doenças. Há outros fatores que interferem, contudo a alimentação correta é a base para a saúde de suas plantas.

Abraços verdes!!

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

Botanico Paisagismo - CNPJ: 21.225.357/0001-48 © Todos os direitos reservados. 2026

Solicite um Orçamento