Blog - Espaço Botânico

Enraizamento das plantas em água.


Como surgem as raízes secundárias em água?

Informação sobre os tecidos envolvidos na produção de raízes laterais, a partir do estudo anatômico do caule, visualiza-se a formação de novos tecidos, as raízes secundárias.

A reprodução das plantas acontece através de sementes ou pelo processo vegetativo, onde é possível obter novos exemplares a partir de uma parte da planta, como estacas de galhos e folhas.

Neste texto explico de forma científica a maneira como as plantas produzem as raízes laterais no caule.

Nas porções laterais do caule, ocorrem a formação de raízes laterais originadas de divisões celulares de um tecido chamado periciclo e crescem continuamente através do córtex. Gradualmente há o crescimento dessas raízes que penetram no córtex até que ele se rompe estas se tornem externas.

Na foto, uma porção do caule em água e em algumas semanas surgiram as raízes laterais.

Nome científico: Cordyline fruticosa (L.) A. Chev. Nome popular: cordiline, dracena-vermelha, coqueiro-de-vênus
Bibliografia: Anatomia Vegetal, 2015. Rodrigues, A.C.; Amano,E.; Almeida,S.L..Florianópolis: Biologia/EaD/UFSC,2015. 152p.:il. graf,tabs, plantas.

Sobre a loja

Atuamos na área do paisagismo realizando projetos e a implantação destes nos ambientes residenciais e corporativos. Pensando no espaço de vivência de nossos clientes, nosso site traz também objetos de decoração, vasos, gravuras de plantas, materiais de jardinagem e livros de botânica, voltados ao conhecimento de plantas e jardinagem. Buscamos agregar produtos do ambiente paisagístico que estejam envolvidos com a beleza, conhecimento e bem estar.

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

Botânico Paisagismo - CNPJ: 21.225.357/0001-48 © Todos os direitos reservados. 2024